Here they are mine and my husbands...we did it together....of course there were fill ins but this is the core of what we both talked about...in Portuguese but google translator will translate for you...
Raul...comenca com oracao...umas palavras...
Janice
Um casamento feliz…
Enfrentando problemas….
Na biblia nao houve retiro de casais…porem a Biblia nos ensina como viver....
A Biblia ensina nos como viver…e como morrer….como ser feliz e como agir em tristeza…
Raul
Jer. 32:
39 Darei a eles um só pensamento e uma só conduta, para que me temam durante toda a sua vida, para o seu próprio bem e o de seus filhos e descendentes.
40 Farei com eles uma aliança permanente: Jamais deixarei de fazer o bem a eles, e farei com que me temam de coração, para que jamais se desviem de mim.
41 Terei alegria em fazer-lhes o bem, e os plantarei firmemente nesta terra de todo o meu coração e de toda a minha alma. Sim, é o que farei”.
42 Assim diz o Senhor: “Assim como eu trouxe toda esta grande desgraça sobre este povo, também lhes darei a prosperidade que lhes prometo.
SOMOS DIFERENTES,
PESSOAS ÚNICAS;
HOMENS E MULHERES;
, TRAZEMOS, CADA UM, UMA BAGAGEM CULTURAL, FAMILIAR, SOCIAL E ECONÔMICA.
PARTE DA MULTIFORME GRAÇA DE DEUS
CONHECIMENTO – PODEMOS APRENDER.
APRENDAMOS A RESPEITAR.
APRENDAMOS OS PAPÉIS QUE DEUS NOS DEU COMO MARIDOS E ESPOSAS.
Bispo
O padrão de Deus para os papéis - Gênesis 1:26, 2:22
1:26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
Gen. 2:22 E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
Marido – E’ a Proteção tranqüilizadora – Efésios 5:25,
Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
Ser carinhoso e ajudar em tudo que puder
1 Pedro 3:7Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.
Some places it says Raul, Bispo and Marido....those are things my husband read ...
Esposa – Auxiliadora – Gênesis 2:1818
E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idónea para ele.
Provérbios 31:10-12
Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.
Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.
Marido – Líder – 1ª Coríntios 11:3
(Sacedote do lar)
Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.
- A responsabilidade final de liderança está sobre o marido.
- Ele deve exercitar essa autoridade em amor.Isto trará estabilidade à família porem nao ditador ou espancador….
- Ele deve resistir ao inimigo e não à família. Ele tem que protejer e ajudar.
- Deve receber o conselho e a sabedoria de sua esposa. Escutar….Deus disse para Abraao “Escute sua mulher…..
Esposa – Apoiada – Efésios 5:22-24 Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;
Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
Maybe she is the neck….ha…
Os maridos necessitam ser respeitados e honrados.
- Quando a esposa apoia o esposo,ele sente-se mais disposto a enfrentar desafios.
- A crítica, sem fundamento , o impede de agir com ousadia.
- Não tome partido com os filhos contra ele.
1 Pedro 3:1-6
Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;
Considerando a vossa vida casta, em temor.
O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;
Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.
Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;
Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.
Hebreus 13:4
4 Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará
Isto quer dizer isto mesmo….Sexo e’ para trazer prazer duas pessoas….Leito sem mácula
É sexo sem prostituição, adultério, fornicação, sodomia, etc.
o
Not a 3rd person…not with animals…a union that represents Christ and His church…pure and holy….
Da união de um homem e uma mulher
É a imagem da união de Cristo e a Igreja.
Um homem possuindo uma única mulher
Marido – Provedor – 1 Timóteo 5:8, Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.
Nao deixa faltar coisas de casa……
Deuteronômio 6:6-9
E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.
E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.
Esposa
Administradora – Provérbios 31: 13-27Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.
Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.
Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.
Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.
Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.
Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.
Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca.
Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.
Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata.
Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura.
Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra.
Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores.
A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.
Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.
Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.
Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.
Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!
Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.
Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas.
Marido – Exemplo do coração de DEUS – Marcos 10:44E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos.
Mateus 6:14-15;Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.
Esposa – Reflexo do Amor de DEUS – 1 João 4:19-21,Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.
Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?
E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.
João 13:35;
Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
Marido – Alguém que ama e protege – Efésios 5:25-28 Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela
Efésios 5:25
Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja,
Efésios 5:28-29
"Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne."
Efésios 5:31
1 Coríntios 7:3-5,O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.
A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.
Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.
1 Coríntios 7:3-5 O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.
A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.
Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.
Esposa – Alguém que ama,
Companheira – 1 Coríntios 7:35
E digo isto para proveito vosso; não para vos enlaçar, mas para o que é decente e conveniente, para vos unirdes ao Senhor sem distração alguma.
Cantares 2:16.
O meu amado é meu, e eu sou dele;
Marido – Intercessor, Guerreiro (Tiago 4:7; 5:16).
Você é o intercessor principal para sua esposa e família.
- Você é o responsável pela batalha espiritual. Tome autoridade sobre os espíritos das trevas que se levantarem contra sua família.
-
Esposa – Intercessora, alguém que discerne – Efésios 6:18, 1
A sua intercessão pelo seu marido e família lhe dará a certeza de que a mão de Deus está operando na vida deles.
- Exerça sua autoridade sobre o inimigo em nome de Jesus.
- Você é a principal intercessora do seu marido.
- Não tema a obra do inimigo,esteja alerta para seus ataques.
- Peça para Jesus, que desenvolva em você o discernimento que a revista de sabedoria.
Marido
ELOGIE SEMPRE O SEU CÔNJUGE
Tu és toda formosa, querida minha, e em ti não há defeito.
O seu falar é muitíssimo doce; sim, ele é totalmente desejável. Tal é o meu amado, tal, o meu esposo, ó filhas de Jerusalém
Cantares 4. 7 e 5. 16; ver 4.1 a 7 e